Afinal, tenho eu, algo a ver com a corrupção?Arnaldo Jabor, crítico jornalista, ironiza:- “A corrupção é um grande rabo de lagartixa, quando cortado ou cassado ela nasce de novo e volta tudo atrás, mensaleiros e sanguessugas são reeleitos, ou seja, não adiantam denuncias ninguém pune, somente a população vigilante podem reprová-los”
Seriam, então, somente os políticos os culpados pela corrupção? A resposta é não. Atitudes que ocorrem freqüentemente e despercebidamente em nosso dia-a-dia denotam que temos sim algo a ver com a corrupção, tais como: furar fila, subornar o guarda para não receber uma multa, levar vantagem no troco que você recebeu na mercearia, comprar produtos piratas.Isso leva a idéia de que você irá se dar bem, sem se importar com o resultado final.
Mas, em um país tão corrupto como o Brasil, quem daria “bola” para atitudes tão insignificantes que passam despercebidos pela sociedade?
Descobrimos então que a corrupção não está relacionada somente com a política, ela está na escola, nas empresas, em nosso dia-a-dia, e para lidarmos com grandes corruptos devemos limitar seus poderes.
Culpar nossa cultura não seria a saída mais correta, devemos ser o exemplo, e com pequenas atitudes, começando por nos mesmos (cidadãos), desde sendo honesto á denunciar pessoas corruptas, ajudaremos a ter um país melhor.
Comentem aih pessoal :-)
Autor: Rodrigo F. Sampaio
ps: Trabalhinho do tempo da escola nem me lembro pra que eu fiz isto¿
Nenhum comentário:
Postar um comentário